quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cloud Cult - Unplug (2014)



A verdade é que nunca fui grande admirador de albuns ao vivo. Para mim, musica ao vivo, deve ser isso mesmo, e experimentada ao vivo, enquanto que musica em casa deve ser primordialmente música de estúdio. Contudo, e como em tudo, há sempre as excepções para confirmar as regras.
Este Unplug, que reúne alguns dos grandes êxitos dos norte-americanos Cloud Cult, que fazem música há uns respeitáveis vinte anos, além de ser gravado ao vivo, e composto totalmente por versões acústicas, é defenitivamente a regra que confirma a excepção como referia em cima.
Unplug é maravilhoso, uma obra prima, e seguramente das melhores coisas que tenho ouvido nos últimos anos. Tem ocupado os meus ouvidos incessantemente pelas últimas semanas, aplicando-se a diversos contextos.
A selecção das músicas não terá sido ao acaso, pois todas elas possuem em comum um denominador, que é a mensagem que a banda sempre tentou transmitir: uma mensagem filosófica, de auto ajuda e auto motivação, qualquer coisa do género de uma ferramenta de construção e evolução para uma alma mais bela. A luta por manter a cabeça à tona, mas ao mesmo tempo a satisfação de continuar dentro de água a nadar. Cantam a vida tal como ela é, complicada na sua bela simplicidade.
As musicas torna-se neste Unplug, mais harmoniosas, mais profundas, sente-se o contrabaixo, o violino, a guitarra, do banjo, enfim sente-se o folk, sente-se a falta da bateria, mas não do ritmo. Sente-se falta de mais quando chega ao fim, fica a dúvida de como ficaria aquela outra música em versão acústica, pergunta-se o porque de não ter sido incluida, sente-se falta de ouvir outra vez aquela que ficou no ouvido. E repete-se uma e outra vez, porque Unplug é uma obra prima, e sem dúvida uma das pérolas de 2014.
Obrigatório.




Para saber mais

http://indiegalia.blogspot.pt/2013/02/cloud-cult-love-2013.html

www.cloudcult.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...