quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Musicas Que Perduram :: Stowaways - Hunt Club (2006)

"Marialvas deprimidos/oprimidos e valsas para crocodilos"...esta é a forma como os Stowaways se vêm a si próprios.
São de Matosinhos e (infelizmente) andam desaparecidos há demasiado tempo. São donos de uma musicalidade única, que nunca encontrei em nenhuma outra banda. Fazem desde há muito parte do meu imaginário e da minha lista de favoritos.
Deram-se a conhecer em 2002 quando venceram a edição do "Termometro Unplugged", e desde logo começaram a tocar pelas rádios mais alternativas (caso da antena 3), sendo que o tema "Amputated Leg" criou um feedback bastante positivo.


"Stowaways - Amputated Leg"


Em 2003 editam um album a meias com os Alla Polacca, "We Have Made Thousands of Lonely People Happy" e demonstram todo o seu potencial, que lhes valeu elogios rasgados por quem tomou contacto com a banda, sendo inclusive comparados a monstros como os Radiohead, tal era a frescura e originalidade sonora que apresentaram.

Stowaways - Boogie List

Com a expectativa no maximo editam então o Lp "Hunt Club".

Brilhante, delicioso. Os adjectivos seriam sempre escassos para caracterizar tão enorme trabalho. Generoso e com muita alma. Passeia por universos "mariachi, vaudeville, Fellini para principiantes, scooby-doo, folk protestante e criminalidade passional" (novamente palavras dos próprios). Dessa interpretação da banda sobre a sua obra, é possivel perceber o que encontramos em "Hunt Club"...16 canções sem igual.  Retro-pop, folk experimental, cabaret, circo, musica dos Balcãs, valsa...são tantas as influências que se torna dificil lembrar e transcrever todas. O melhor é mesmo escutar.
É impossível ficar indiferente. Stowaways, uma das mais talentosas bandas que já ouvi em Portugal, merecem e mereciam o reconhecimento total à sua música. E nós merecemos que os Stowaways regressem em breve.

Stowaways - Charity Fucker 

Stowaways - Military Waltz 

Stowaways - Deux Femmes 

Para saber mais

www.myspace.com/stowawayshuntclub

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...