segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fruit Bats - Tripper (2011)


"Tripper" é antes de mais, um conjunto de histórias transformadas em canções. Um album do ponto de vista lírico, um disco extremamente narrativo.
Com a marca do produtor Tom Monaham (Vetiver, Devendra Banhart), "Tripper" é a quinta entrega dos norte-americanos Fruit Bats, e é mais uma joia do Folk a juntar a este profícuo ano de 2011 nesse género musical tão apreciado por estas bandas.
O Folk há muito que extravassou o imaginário do deserto árido americano, para uma globalização óbvia. O folk que se sente em "Tripper" é absolutamente superior, para ficar restringido a rótulos, sejam eles geográficos, ou preconceitos musicais e/ou de modas. Por isso mesmo sente-se a evolução sonora da banda e do género. Aventura-se pela experimentação através da psicodélia, pelo alt-country, ou ainda pelos Blues tão à Bob Dylan. Transmite energia solarenga. Quente e enigmático, que nos transporta ao longo de caminhos serpentuosos, sinuosos.  As sensações visuais são completamente indissociáveis das musicais. É um album que se transfigura num espaço, que será adornado a maneira de cada ouvido, mas que no fim terá muitos pontos em comum. 
Um trabalho honesto, simples, e coerente. O facto é que, se "Tripper" fosse apresentado como um "Best-Off", uma recompilação dos melhores temas de uma qualquer banda, eu acreditaria no imediato, tal é a contancia de temas grandiosos (sendo dificil escolher os melhores). Ficaria apenas a questão de onde teriam andado todo esse tempo os meus ouvidos.
Um dos grandes albuns de 2011. Obrigatório.






Para saber mais

 www.myspace.com/thefruitbats

fruitbatsmusic.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...