terça-feira, 13 de março de 2012

Bowerbirds - The Clearing (2012)


Philip Moore, Beth Tacular e Mark Paulson. Três nomes próprios que se fundem num só: Bowerbirds. 
Philip e Beth terminaram a sua relação. O peso da estrada, da vida entre o asfalto e os palcos cansaram a banda. Beth adoece gravemente. E tudo pareceu negro e terminado.
Contudo as crises, os maus momentos, as tempestades pessoais, por mais graves e difíceis nos possam parecer, são ultrapassáveis de uma maneiro ou de outra. Nunca o serão se não tentarmos, isso sim é uma plena certeza.
Philip e Beth recomeçaram onde tinham parado. Perceberam que nunca é tarde para reparar erros cometidos. Beth recuperou totalmente. A banda cresceu e estreitou laços. Aumentou inclusive o núcleo, uma vez que adoptaram um cão que encontraram numa estrada qualquer, enquanto andavam em digressão. E tudo acabou bem...bem acabar não será o termo correcto, porque estão de regresso...e melhor do que nunca.
"The Clearing" é o terceiro album de originais do trio. E soa a tudo. Brilhante...sobrio e doce, ciente das dificuldades do passado e da beleza do presente. Musicalmente emociona. Cinematográfico na dose certa, e épico. A forma como album abre com a faixa "Tuck The Darkness In" impressiona de sobremaneira e apaixona no imediato. Depois é continuar a descoberta; deixar-se levar pela voz ora dela ora dele. Por violões, piano, violinos...enfim uma viagem como se fosse a das nossas vidas.
Insistentemente comparados a Bon Iver, ou a Fleet Foxes, nao corresponde de todo à minha opinião. Bowerbirds vão mais além que os nomes citados...a epifania que resultou da tempestade passada levou a uma maior sensibilidade que por sua vez, lhes mostrou claramente um caminho mais belo e emocionante de fazer e viver a musica. 
No segundo vídeo podem ver a história resumida que antecede o álbum!
Belo e obrigatório.







http://www.bowerbirds.org/

3 comentários:

  1. Se ainda não conhece-se, embora pouco, depois de ler o post não teria dúvidas de que iria gostar! pelas palavras, palavrões :p, histórias e comparações... bso for my next days!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Caro Mário, não acompanho o seu blog tanto como deveria/gostaria, mas desde o começo que tenho conhecimento dele e ao analisar a parte do texto em si, é notória a sua evolução quer da escrita, quer da elaboração da opinião em si.
    Quanto à análise da parte musical, essa deixo-a para si, que pelo que sei qualquer que seja a minha opinião não vai servir de muito. Mas em relação a esta banda, posso apenas dizer que me parece interessante e, pegando no comentário anterior feito por um tal de "Roby", mesmo sem conhecer (a banda), as palavras por si escritas quase que nos obrigam a ouvir e a gostar.
    Pois bem, eu sou das palavras !
    Grande abraço, Tristan La Cienega

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Tristão, as opiniões, essas, serão sempre bem recebidas e mais do que desejáveis. Mas como opiniões que são, não serão obrigatóriamente de aceitação comum e concensual. Óbvio.

    Assim, é com agrado que recebo as suas palavras, que sublinho serão sempre bem vindas e celebradas. Pois também eu sou das palavras. E da palavra feita musica.

    Um forte abraço,

    M.C.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...