segunda-feira, 17 de outubro de 2011

The New Division - Shadows (2011)


Estes californianos foram formalmente apresentados por este blog em janeiro (ver), e então afirmei com grande certeza que o EP Rookie com que se deram a conhecer, seria um optimo aquecimento para um LP que prometia muito. E assim foi...agora, chega-nos Shadows e as expectativas não só são plenamente correspondidas, como são superadas. Absolutamente formidável e primoroso, Shadows marca muito o ano musical de 2011. Retro na medida certa, a remeter para os tempos em que reinavam os Depeche Mode, New Order, Cure e Joy Division, colocando muito alta a fasquia do chamado neo-New Wave. Fazendo um paralelismo com as influências musicas da banda, talvez se possa assumir que o nome New (New Order) Division (Joy Division) tenha a sua génese ai mesmo. Com batidas fortes e ritmadas, e atmosférico ao mesmo tempo, caindo para um lado ou para o outro à medida que avançamos no alinhamento. Viciante sempre com os anos 80 como pano de fundo. Revivalista como poucos, capaz de nos transportar ao longo de decadas de musica, agora compiladas num album que sobresai e estimula de uma forma nada comum em outras tentativas semelhantes. Provam que como tudo na vida, também a musica é ciclica, e ainda bem, uma vez que o bom deve ser sempre recuperado e adaptado, e neste aspecto os The New Division demonstram que são mestres. Obrigatorio, e um dos melhores albuns de 2011.






Para saber mais

www.thenewdivision.net

www.myspace.com/thenewdivision

4 comentários:

  1. ficaste com mais uma pessoa a gostar deste blog!!

    The New Division, não conhecia e estou a gostar imenso desta sonoridade.
    Excelente texto! :)

    ResponderEliminar
  2. Com certeza que passarei cá mais vezes.
    O que aqui expões parece-me que vai de encontro às tipologias musicais que gosto de ouvir - e têm sido uma novidade.
    O nome mais familiar que me salta logo à vista é Crystal Castles.

    E o resto descobrirei com o tempo, embora se o relógio me permitisse, prolongaria a audição e o saborear desta banda sonora pela noite fora.

    Continua com o teu bom trabalho, que pela minha parte será reconhecido (pela qualidade aqui presente, acho uma pena não teres mais comentários)

    Boa noite ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita :)
    Fico contente que tenhas apreciado o blog. The New Division é de facto uma banda especial, que em muito pouco tempo tem vindo a afirmar-se na cena indie. Encontrei-os por acaso, e até já mantive contacto com alguns dos integrantes, por iniciativa deste, o que demonstra todo o seu potencial como banda humilde e extremamente talentosa.

    Tenho a certeza que vais encontrar outros sons que te vão agradar, espalhados por este cantinho que construo aos poucos com muito carinho. A vida tem muito mais piada com uma banda sonora feita à nossa medida!!:)

    Se bem vindo hoje e sempre ao IndiePendente. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas palavras!:) Este espaço foi concebido por mim, inicialmente como forma de partilhar uma das artes que mais aprecio, ou seja a musica, dando-lhe sempre um toque pessoal. Hoje em dia somos bombardeados com arte fácil de consumir. Achei importante dar espaço a nomes com tanta qualidade e com tão pouca expressão e notoriedade.
    Nunca esperei ter um grande feedback, ainda mais porque ainda está a dar os primeiros passos. Contudo já senti por vezes grande apoio por quem me visita, embora o façam na maioria das vezes anonimamente.
    O engraçado de tudo isto, e que mais gozo me dá, é que as primeiras impressões e palavras de apreço são das próprias bandas de quem escrevo. Seja aqui, via facebok, via mail ou nos sites das bandas. E isso é extremamente compensador! E ainda mais quando consigo convencer e agradar com as minhas sugestões mais uma pessoa! :)

    Por isso uma vez mais,obrigado pelas tuas palavras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...