domingo, 28 de novembro de 2010

Owen Pallett - A Swedish Love Story EP (2010)


Não se podia deixar terminar o ano de 2010 sem falar de Owen Pallett! O musico canadiano teve sem duvida um ano em cheio. Um LP o brilhante "Heartland", e posteriormente um EP "A Swedish Love Story". Para se ter uma ideia, Owen Pallett, viruoso violinista, é tão só o responsábel pelas orquestrações de bandas como Arcade Fire, ou Pet Shop Boys, e conta com colaborações com Beirut, Grizzly Bear, entre outros nomes.
Se Hertland, foi realmente refrescante e um album indispensavel em 2010, "A Swedish Love Story", surpreende novamente, porque mais uma vez a magia e as sonoridades classicas (em especial o violino claro está) continuam a ter o protagonismo, contudo neste EP, há um recurso a sonoridades mais electronicas, que dão uma dimenção totalmente diferente as musica de Pallett. E que bem lhe fica.
São quatro novas canções, de um talento que se tem reinventado ao longo do tempo, e de uma sensiblidade unica. Vale a pena.


Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

Angus & Julia Stone - Down The Way (2010)


Os dois irmãos australianos estão de volta com "Down The Way". Com dois EPs e um LP na bagagem, chegam agora com o segundo long play, que encanta absolutamente durante a sua pouca mais de uma hora de duração, e 13 faixas absolutamente geniais. Este album já me acompanha há muitos meses, e a banda já faz parte do meu universo musical praticamente desde o seu inicio. Contudo só agora escrevo sobre este album, porque esperava sempre um momento mais inspirado para falar no mesmo! Há certos albuns que merecem mais a nossa atenção, e sem duvida este é um deles! Contudo a musica nunca poderá/deverá ser descrita em palavras, mas sim ser escutada e digerida da maneira que nos for mais apropriada. O estilo musical mais vincado é o pop/folk acustico de um simplicidade e beleza unica, melodias doces e serenas! Não há muitas bandas que consigam transmitir esta pureza de sons e vocais como o fazem Angus e Julia Stone.
Um album sem duvida obrigatorio, que dá continuidade e afirma cada vez mais este duo australiano.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

http://www.angusandjuliastone.com/

www.myspace.com/angusandjuliastone

sábado, 27 de novembro de 2010

Atlas Sound - Bedroom Databank Vol I/II/III/IV (2010)


Falar de Atlas Sound, é falar de Bradford Cox, que por sua vez é o mesmo que falar de Lotus Plaza, Ghetto Cros, e Deerhunter (que este ano lançaram Halcyon Digest, muito bem acolhido pela crítica, embora o ache demasiado sobrevalorizado).
O facto é que Bradford Cox, é um musico multifacetado, e dos que mais produz nos ultimos tempos. Agora apresenta-nos Bedroom Databank, Vol I, Vol II, Vol III, Vol IV (download gratuito) ou seja quatro LPs com demos gravadas em casa, que totalizam 39!! novas canções. A musica, bom essa segue a linha de Bradford Cox enquanto Atlas Sound....experimentação pura, esquizofrenia que por vezes ultrapassa os limites da melodia, e de repente uma canção ,outra ali que ficam para a vida! Ou não fosse Atlas Sound a trazer ao mundo musicas como "Kid Klimax" e "I Know I Will Escape".
Para quem quer esperimentar uma forma diferente de estar na musica, cheia de criatividade e mundos alternativos. Vale a pena.

O volume que mais apreciei foi o III, e como tal as musicas que aqui vou deixar encontram-se nesse mesmo volume, assim como a capa do LP.

Para ouvir e desta vez guardar (free download)
http://deerhuntertheband.blogspot.com/




Para saber mais

www.atlassound.com

www.myspace.com/atlassound

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pomegranates - One Of Us (2010)


Terceiro album de originais dos norte-americanos Pomegranates. E que grande album é "One Of Us", assumindo cada vez mais um papel preponderante na musica independente norte-americana. O art-pop deste quarteto está cada vez mais perfeito!
Em "One Of Us" sentimos a ingenuidade genuina de quem faz musica por puro prazer e experimenta novas sonoridades! Há um gosto a bandas tão marcantes como sejam os Yo La Tengo, Papercuts, e Wilco. As faixas fluem naturalmente, e flutuam subtilmente, obrigando a ouvir o alinhamento em repeat!
Também se sente claramente sonoridades que Joey Cook transportou para o seu projecto paralelo Firs (http://indiegalia.blogspot.com/2010/10/firs-man-in-space-2009.html) ou seja toda aquela atmosfera que encontramos em Firs também existe em Pomegranates que viaja lado a lado com o dream-pop por vezes psicadélica já tipica da banda que ainda se está a descobrir a si própria. Ja se fazia sentir a falta de um album tão genuino quanto este.
Sem duvida obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy








Para saber mais

www.myspace.com/pomegranatesart

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Foals - Total Life Forever (2010)

O novo LP da banda britânica Foals, marca um novo rumo na sonoridade do quinteto.
Se "Antidotes" o primeiro LP da banda era um album claramente mais extrovertido, dançável e animado, o sentido manteve-se com os fantásticos b-sides de "Antidotes", onde encontravamos faixas maravilhosas como "Astronauts and All". Contudo dois anos volvidos Foals regressam com "Total Life Forever", e dão um rumo diferente às suas musicas! O novo album é claramente mais intimista e maduro. O clima não é tão eufórico como seria expectável, os sons são mais sinistros, hipnóticos e bastante mais complexos e trabalhados (a mim pessoalmente recorda-me muito os Wild Beasts). "Total Life Forever" é claramente menos comercial que os seus antecessores, mas ganha em consistência e equilibrio entre as influencias da pop mais dançavel e a mais intimista! O resultado é brilhante, possuindo verdadeiras obras de arte como são "Spanish Sahara" e "Blue Blood".
Pessoalmente aprecio as duas vertentes de Foals, contudo Total Life Forever é sem duvida um album superior, um dos albuns do ano, revelação não, mas o confirmar do talento de uma banda que deve ser tida muito em conta, e que com esta edição tornou-se a meu ver das bandas mais interessantes e com maior margem de progressão do indie britânico.
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
removed by request





Para saber mais

www.myspace.com/foals

www.foals.co.uk/entry/

domingo, 14 de novembro de 2010

The Limousines - Get Sharp (2010)


Um album completo capaz de agradar a diversos publicos. O novo album do duo norte-americano The Limousines, apresenta-se com um electropop muito linear, fazendo lembrar MGMT ou Empire of The Sun. O facto é que o disco não é extraordinário, mas ja toca por onde eu ando há vários meses, e aos poucos descobrem-se pormenores neste disco que o tornam extremamente interessante. Os refroes entram logo no ouvido, os samplers e as drum machines são presença assidua. As letras, essas são simplesmente geniais.
Uma boa aposta para animar o dia...ou a noite!Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.myspace.com/thelimousines

www.thelimousines.com

Daft Punk - Tron Legacy OST (2010)


Os Daft Punk estão de volta. A dupla francesa empresta toda a sua genialidade e produz a banda sonora para o filme Tron Legacy com assinatura da Disney.
Disponível a partir de 7 de dezembro, o novo trabalho já pode ser ouvido aqui. E vale a pena. A sonoridade e capacidade inventiva de Daft Punk permanece intocável. Electrónica potente e hiperbólica bem ao seu estilo. Contudo como seria de esperar, o alinhamento deve adequar-se neste caso ao filme, e como tal sente-se a natural preocupação nesse sentido, o que tira alguma imprevisibilidade ao disco! Mas não é por isso que perde fulgor.
Sem dúvida um dos regressos mais aguardados do ano! Daft Punk foi, é, e será sempre muito bom, e uma referência na musica electrónica.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy

sábado, 13 de novembro de 2010

You Say France & I Whistle - EP 2008 (2008)


O quinteto sueco acaba de editar um novo ep em Outubro com o nome "Angry Boy". Contudo e uma vez que das 5 musicas que compoem o novo ep, 2 são versões acustica e remasterizada de "When Lovers Dies" musica que pertence ao ep 2008 que apresento hoje aqui, decidi por isso mesmo escrever sobre o fantástico EP 2008 da banda sueca que reune seis musicas formidáveis.
Power pop, melodias enérgicas, vocais potentes, boa disposição, cores, musicas multiinstrumentais, instrumentos de brinquedo, acordeão, orgãos vintage, guitarras potentes...e podia continuar, mas é suficiente para ter uma ideia daquilo que You Say France & I whistle, desde Estocolmo nos oferecem.
Posteriormente deixarei aqui também as tres novas canções de "Angry Boy".
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy


Para saber mais

www.myspace.com/yousayfrance

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ou Est Le Swimming Pool - The Golden Years (2010)


A sonoridade do novo album da banda Britânica "Ou Est Le Swimming Pool" contrasta em absoluto com o cenário envolvente que está por detrás da edição deste disco, e que levou inclusive esta edição a ser adiada de Agosto para Outubro, tendo sido mesmo posta em causa pelos elementos da banda.
Estas factos, ficam-se a dever à morte do vocalista Charles Haddon de apenas 22 anos, que se suicidou a 20 de Agosto, alegadamente por não agentar a pressão e consternação de ter lesionado permanentemente uma fã da banda após um salto do palco num concerto.
Contudo em Outubro, The Golden Years (um nome sugestivo de facto) deu-se a conhecer ao mundo, e ainda bem que foi essa a decisão final! O album é excelente e inspira-se claramente na pop electrónica dos anos 80. Neste disco podemos revisitar os grandes Pet Shop Boys, The Human League para nomear alguns nomes. Contudo um estilo pessoal está bem vincado ao longo do alinhamento! Excelentes canções pop dançavel, um album de singles.
The Golden Years é a melhor homenagem que se podia fazer a Charles Haddon. Num momento em que o futuro da banda é incerto, o presente está seguro, e a memória de quem para ele contribuiu também, que nos recorda que "The Music is the answer to all questions"

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy




Para saber mais

www.myspace.com/ouestleswimmingpool

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Destronics - Digital Naives (2010)


Digital Naives já me acompanha há algumas semanas! A estreia em full albuns deste duo Frances de synth-pop supera muito as expectativas. Com uma electrónica estremamente adulta, o album seduz no imediato, sendo que a segunda faixa a genial e insuperável "Symptom (from the crisis)" promete muito ao nivel de samples, embora o resto do album não siga esse caminho mais minimalista, apostando numa sonoridade mais dançavel e também um pouco mais comercial! Mas faixas como "Elise Islands" e "Free Hands" (grande influencia dos compatriotas Daft Punk) e a faixa que dá nome ao album, não podem ser passadas em branco, e dever ser ouvidas, porque encontram-se no melhor que a synth-pop deu este ano. Uma boa surpresa.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy



Para saber mais

www.myspace.com/destronics

www.destronics.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cloud Control - Bliss Release (2010)


Brilhante estreia para os australianos Cloud Control. "Bliss Release" remete-nos automaticamente para aquela pop que é dividida entre vocais femininos e masculinos, muito ao estilo de Belle and Sebastian ou Camera Obscura. Contudo os Cloud Control ao longo de 10 faixas, separam-se de todas as comparações e seguem um estilo muito genuíno, que não surge por imitação ou de maneira alguma forçado! Contudo algumas são inquestionáveis...desde logo em vários momentos faz-nos lembrar os Vampire Weekend e o trajecto que infelizmente não quiseram ou nao conseguiram seguir (na minha muito pessoal opinião), e em outras Clap Your Hands Say Yeah essencialmente ao nível dos vocais.
Influências à parte, é realmente compensador ouvir "Bliss Release", encanta desde a primeira faixa e prende até à ultima, a genial "Beast of Love", que fecha o album e deixa antever próximos trabalhos na mesma tónica! Para já temos a pérola do indie pop que é "Bliss Release" que explora musicalidades tão diversas como o psicadelismo ao folk. Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.myspace.com/cloudcontrol


cloudcontrol.net.au

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Antarctica Takes It! - Constellations (2010)


Temas leves e primaveris! O novo album dos Californianos Antarctica Takes It!, oferece-nos um indie pop simpático, colorido e multi instrumental (são sete os componentes da banda, a que se juntam mais tres para as apresentações ao vivo). O facto é que este album é realmente bom, mas não será agora que se vão afirmar! Desde o lançamento do primeiro album que a banda é considerada pela crítica, como um grande promessa, e a ser seguida com atenção! Contudo não é com constellations que explodem...contudo, na minha opinião, realmente o album é extremamente bom, ainda mais para aqueles que apreciam a pop de bandas como "Belle and Sebastian", a pop leve e simpática, de composições despreocupadas com grandes influencias do folk! Para mim "Constellations" merece ser ouvido com grande atenção, e em nada concordo com a critica especializada, que insiste em falar de desilusão, sempre preocupada nas pseudo-evoluções das bandas! Penso que Antarctica funciona bem neste modelo...porque mudar? Evolução pode ser também ela regressiva!
Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy






Para saber mais

www.myspace.com/antarcticatakesit

antarcticatakesit.tumblr.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...