domingo, 28 de fevereiro de 2010

Indie?


Não é concensual qual o momento exacto do aparecimento da cultura indie. Contudo penso que seja mais correcto afirmar que as suas origens remontam à decada de 50, nos EUA, com o ascender de bandas, que tinham selos musicais livres, e dai se designarem de independentes, bandas que começaram a entrar no mercado da música sem grandes recursos e apoios, e contra as regras impostas pelas grandes gravadoras, mantendo-se sempre fieis ao seu estilo, sem preocupaçoes comerciais.
Com o tempo o termo foi abreviado para indie, que se refere não apenas à musica, mas a outras formas de arte como o cinema a moda, comportamentos, ou seja a todo um estilo e filosofia de vida.

Aquilo que move uma pessoa que se identifique com o estilo, no que musicalmente se refere, que é o tema que tem mais relevo nesta cultura a meu ver, é a busca incessante de musica, possuir um vasto conhecimento musical nao se contentando com aquilo que os media trazem ao conhecimento comum. O orgulho de conhecer o que mais ninguem conhece, mas claro que com qualidade...muita mais do que a industria "major" da musica produz, que por vezes leva a questionar-nos do real sentido de fazer musica...prazer ou negocio! Claro que se pode aliar ambos, mas ha valores que a meu ver devem ser prezervados!

É a cultura "just do it". Implica tudo o que não é "mainstream", que esta muito para além do gosto reduzido das massas.
Historicamente o termino indie é um subproduto da filosofia punk "faz tu mesmo" e significa o crescimento dos selos independentes fundados por fãs musicais, e que se mantêm à margem dos gigantes EMI, Sony, BMG, Universal, e longe "das" MTV´s, RFM´s, Comerciais.

No sentido mais puro é a busca musical da exploração de novos modos e metodos de fazer musica com qualidade sem regras impostas, busca de novas expressões artisticas sem preocupações de indole monetária e ou comerciais, que estravassa a musica para um todo.

Com este modesto blog, a minha intenção é transmitir as minhas opinioes sobre o que vou conhecendo, partilha-las, e festejar a cultura indie procurando dentro de outros movimentos, sem rotulos e sem dogmas. Não só musica, mas toda a expressão humana no seu puro sentido.

Bem vindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...