Uma música por dia, ao longo de uma semana, e no conforto da sua sala de estar. Foi este o conceito usado por Ólafur Arnalds, o jovem compositor (25anos!) neo-clássico islandês.
A par de Arvo Pärt, e Jóhann Joóhannsson, Ólafur é um dos mais talentosos compositores, nossos contemporêneos, que se distância dos primeiramente mencionados, pelo aspecto de ser ainda extremamente jovem, embora já com uma grande obra às suas costas e créditos mais do que bem firmados.
Mestre a combinar elementos da música clássica, com sonoridades que caminham por vezes pelo metal (onde o compositor deu os primeiros passos pela música, então como baterista) e pela electrónica. Contudo este "Living Room Songs" é composto por composições mais suaves e mais minimalistas, mas não por isso menos belas.
Ólafur encarna perfeitamente a essência da música transformada realmente em arte. Transcendental e insustentável, intemporal. Talento puro (mais um que nos chega da fria Islândia), que nos faz questionar até onde poderá ir este jovem compositor. Até agora chegou onde muito poucos conseguiram.
O resultado final pode ser apreciado aqui.Obrigatório.
Para ouvir e guardar
Para saber mais
olafurarnalds.com