sábado, 25 de dezembro de 2010

jj - Kills (Mixtape) 2010


Um bela prenda de natal, o novo trabalho desta dupla sueca, que disponibiliza gratuitamente o seu novo trabalho, a mixtape Kills, que como referi pode ser descarregada gratuitamente, cortesia da "sincerely yours". São oito faixas, em que a dupla mantem o formato musical, e em que se destaco uma nova versao da faixa intro de album homónimo dos XX, e um versão da Let Them do mais recente Ep da banda com o mesmo nome!
Sem duvida um dos nomes incontornáveis de 2010!

Para ouvir e desta vez guardar
http://http//www.sincerelyyours.se/yours0159.php








Para saber mais

http://http//indiegalia.blogspot.com/2010/07/jj-jj-n-3-2010.html

http://http//indiegalia.blogspot.com/2010/12/jj-let-them-ep-2010.html

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Wild Nothing - Gemini 2010


Com o ano a terminar, faltam ainda tantos albuns por falar, e por escutar! Alguns não poderão falhar presença no blog ainda nestes ultimos dias do ano e no inicio do próximo mês, embora haja já nomes para 2011 que poderiam ter menção por aqui! Porém é preferivel ir por partes e seguir uma sequência lógica! Um dos albuns indispensáveis de 2010 foi Gemini dos Wild Nothing banda norte-americana, que mistura sonoridades como o indie-rock, indie-pop, dream-pop, e shoegaze. Gemini é um album fresco e leve com grande sensibilidade pop! O que realmente me entristece é a pouca repercução que este album teve até ao momento (à excepção da excelente crítica pela Pitchfork), quando vemos reviews eufóricos a albuns com as mesmas influências e referências mas de qualidades muito inferiores, como por exemplo o novo dos The Drums que ao todo nos oferece 3 boas faixas! Incompreensível estes fenómenos, como têem sido outros tantos este ano, por citar alguns Deerhunter (Halcyon Digest album básico, mas adorado de um forma quase paranormal), e fenómenos recentes que extravassam por completo o racionável a meu ver como os Animall Collective e os Grizzly Bear (não lhes retiro qualquer qualidade so os acho por vezes sobrevalorizados). Wild Nothing como tantos nomes este ano (Another Sunny Day in Glasgow por exemplo), soube pegar nestes nomes, são claramente influenciados por estes, mas evoluem e são muito mais objectivos e musicais! Vale a pena este album.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

www.myspace.com/wildnothing

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

We Love - We Love (2010)


Este é um dos albuns que estranhamente foi dos mais ignorados este ano, muito embora a grande qualidade que possui! A informação na rede é pouca incompreensívelmente. De facto o album homónimo do duo Italiano We Love é excepcional, e já anda nos meus ouvidos há largos meses!
Electrónica dowbeat do melhor que saiu este ano! O album divide-se em duas partes a meu ver...o inicio mais melancolico e extremamente minimalista, muito ao estilo de XX por exemplo, para rebentar nas ultimas faixas com momentos memóraveis capazes de partir qualquer pista de dança (com bom gosto).
Um album com uma atmosfera misteriosa e maioritariamente negro. Altamente recomendável!

Para ouvir (apagar a seguir) =) e comprar
...(ver comment)





Para saber mais

www.myspace.com/welovewelove

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Delay Trees - Delay trees (2010)


Há bastante tempo que o album de estreia dos Filandeses Delay Trees, faz parte das minhas playlist mais ou menos regularmente! Contudo só agora decidi escrever sobre o LP homónimo da banda nórdica.
Uma proposta extremamente interessante, com melodias mais ou menos pop, com remanescências de post-rock e dream pop! Um punhado de excelentes musicas, e um album musicalmente muito bem conseguido e seguro! Os próprios definem a sua musica como musica pop refinada! E talvez seja mesmo isso. Não inventam e isso talvéz tenha sido a fórmula do sucesso. Um album honesto subtil, simpatico e por vezes heterogéneo, mas que no fim forma um todo muito bom em que somos obrigados a colocar em repeat, e a cada nova audição, as musicas crescem! Recomendo.
Mais uma banda nórdica a conquistar o seu espaço no mundo indie...notável de facto.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

www.myspace.com/delaytrees

www.delaytrees.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

Deer Tick - The Black Dirt Sessions (2010)


O Album Folk que faltava este ano, sem duvida alguma! Um das grandes bandeiras do genero este ano! The Black Dirt Sessions é o terceiro LP da banda norte-americana, e é a meu ver o mais bem conseguido até ao momento, com melodias pesadas, obscuras e introspectivas, ideais para os dias de outono e para a estrada!
As cançoes recordam-nos nomes como Ryan Adams ou Molina, e os vocais remetem-nos claramente para The Tallest Man on Earth. Em resumo um album belo, extremamente instrumental e cheio de alma, o album que faltava para fechar 2010 em beleza! Obrigatório!

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

www.myspace.com/deertick

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

The Naked And Famous - Passive Me Aggressive You (2010)


O ano está a terminar, e desta forma começamos a olhar para trás e ver o que de melhor este nos deu. É assim também na musica, em que criamos as nossas listas e tabelas pessoais...pois bem "Passive Me Aggressive You" ocupará certamente um lugar de destaque nessa tal lista pessoal! Já arrisquei inclusive considerar o album de estreia dos neo-zeandeses The Naked And Famous como o melhor de 2010, contudo a objevidade com que ouvimos este album não será necessariamente a mesma com que ouvimos aqueles que nos acompanham já desde Janeiro, Fevereiro e por ai fora. Será mais politicamente correcto por agora coloca-lo algures entre os 5 melhores...contudo não é arriscado dizer que é a revelação do ano! Isso sem duvida.
Passive Me Agressive You é absolutamente brilhante! Dream Pop epica que apaixona desde a primeira faixa e termina como uma supernova com a faixa "Girls Like You" do melhor que ouvi este ano no género. O album é completo, além da drem pop, percorre outros caminhos com total segurança, como são o shoegaze e alt rock com beats electrónicos e recheado de samples. Em resumo, perfeito!
Absolutamente obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

http://tnaf.bandcamp.com/

sábado, 4 de dezembro de 2010

jj - Let Them EP (2010)


Na mensagem http://indiegalia.blogspot.com/2010/07/jj-jj-n-3-2010.html, ja havia frisado a imediata semelhança de sonoridade entre os suecos jj, e os XX. Pois bem, neste novo ep que sucede ao fantástico jj nº3 um dos albuns do ano, o duo sueco faz um cover excepcional do instrumental que abre o album dos XX, a faixa "Intro", introduzindo os belos vocais que lhes são reconhecidos.
Além desta cover, os jj oferecem-nos uma nova musica "Let Them". São duas razões a que se junta o facto de ser de download gratiuto, que fazem deste ep totalmente obrigatório.
Para mim jj são um dos nomes maiores deste 2010.

Para ouvir e guardar =)
http://www.sincerelyyours.se/yours0150.php





sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dom - Sun Bronzed Greek Gods EP (2010)


Lo-Fi, revivalista, nostalgico...é assim o EP de estreia dos norte-americanos DOM, disponível em cassete, e Vinil. Informação sobre a banda escasseia, o que torna mais incrivel, e atesta o valor destes, uma vez que se deram a conhecer atravez principalmente das redes sociais como o myspace.
Sun Bronzen Greek Gods, é extremamente original, versátil e imprevisivel, e representa muito bem a onda Chillwave. As 7 faixas que compoem o album, estão recheadas de sintetizadores, e a progressão dos acordes de guitarras distorcidas tipica neste género não falta.
Dom, e quem quer que seja que está por detrás desse nome, demonstra que realmente a musica é para ser ouvida e apreciada, sem necessidade de lhe associar uma imagem, e que apesar de vivermos na era da informação, se consegue chegar longe e manter o anonimato. Supostamente e segundo o vocalista que dá pelo nome de Dom, o anonimato apenas se deve ao facto de este possuir muitas "dividas".Curioso.
Vale muito a pena!

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy








Para saber mais

www.myspace.com/dom

domingo, 28 de novembro de 2010

Owen Pallett - A Swedish Love Story EP (2010)


Não se podia deixar terminar o ano de 2010 sem falar de Owen Pallett! O musico canadiano teve sem duvida um ano em cheio. Um LP o brilhante "Heartland", e posteriormente um EP "A Swedish Love Story". Para se ter uma ideia, Owen Pallett, viruoso violinista, é tão só o responsábel pelas orquestrações de bandas como Arcade Fire, ou Pet Shop Boys, e conta com colaborações com Beirut, Grizzly Bear, entre outros nomes.
Se Hertland, foi realmente refrescante e um album indispensavel em 2010, "A Swedish Love Story", surpreende novamente, porque mais uma vez a magia e as sonoridades classicas (em especial o violino claro está) continuam a ter o protagonismo, contudo neste EP, há um recurso a sonoridades mais electronicas, que dão uma dimenção totalmente diferente as musica de Pallett. E que bem lhe fica.
São quatro novas canções, de um talento que se tem reinventado ao longo do tempo, e de uma sensiblidade unica. Vale a pena.


Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

Angus & Julia Stone - Down The Way (2010)


Os dois irmãos australianos estão de volta com "Down The Way". Com dois EPs e um LP na bagagem, chegam agora com o segundo long play, que encanta absolutamente durante a sua pouca mais de uma hora de duração, e 13 faixas absolutamente geniais. Este album já me acompanha há muitos meses, e a banda já faz parte do meu universo musical praticamente desde o seu inicio. Contudo só agora escrevo sobre este album, porque esperava sempre um momento mais inspirado para falar no mesmo! Há certos albuns que merecem mais a nossa atenção, e sem duvida este é um deles! Contudo a musica nunca poderá/deverá ser descrita em palavras, mas sim ser escutada e digerida da maneira que nos for mais apropriada. O estilo musical mais vincado é o pop/folk acustico de um simplicidade e beleza unica, melodias doces e serenas! Não há muitas bandas que consigam transmitir esta pureza de sons e vocais como o fazem Angus e Julia Stone.
Um album sem duvida obrigatorio, que dá continuidade e afirma cada vez mais este duo australiano.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy





Para saber mais

http://www.angusandjuliastone.com/

www.myspace.com/angusandjuliastone

sábado, 27 de novembro de 2010

Atlas Sound - Bedroom Databank Vol I/II/III/IV (2010)


Falar de Atlas Sound, é falar de Bradford Cox, que por sua vez é o mesmo que falar de Lotus Plaza, Ghetto Cros, e Deerhunter (que este ano lançaram Halcyon Digest, muito bem acolhido pela crítica, embora o ache demasiado sobrevalorizado).
O facto é que Bradford Cox, é um musico multifacetado, e dos que mais produz nos ultimos tempos. Agora apresenta-nos Bedroom Databank, Vol I, Vol II, Vol III, Vol IV (download gratuito) ou seja quatro LPs com demos gravadas em casa, que totalizam 39!! novas canções. A musica, bom essa segue a linha de Bradford Cox enquanto Atlas Sound....experimentação pura, esquizofrenia que por vezes ultrapassa os limites da melodia, e de repente uma canção ,outra ali que ficam para a vida! Ou não fosse Atlas Sound a trazer ao mundo musicas como "Kid Klimax" e "I Know I Will Escape".
Para quem quer esperimentar uma forma diferente de estar na musica, cheia de criatividade e mundos alternativos. Vale a pena.

O volume que mais apreciei foi o III, e como tal as musicas que aqui vou deixar encontram-se nesse mesmo volume, assim como a capa do LP.

Para ouvir e desta vez guardar (free download)
http://deerhuntertheband.blogspot.com/




Para saber mais

www.atlassound.com

www.myspace.com/atlassound

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pomegranates - One Of Us (2010)


Terceiro album de originais dos norte-americanos Pomegranates. E que grande album é "One Of Us", assumindo cada vez mais um papel preponderante na musica independente norte-americana. O art-pop deste quarteto está cada vez mais perfeito!
Em "One Of Us" sentimos a ingenuidade genuina de quem faz musica por puro prazer e experimenta novas sonoridades! Há um gosto a bandas tão marcantes como sejam os Yo La Tengo, Papercuts, e Wilco. As faixas fluem naturalmente, e flutuam subtilmente, obrigando a ouvir o alinhamento em repeat!
Também se sente claramente sonoridades que Joey Cook transportou para o seu projecto paralelo Firs (http://indiegalia.blogspot.com/2010/10/firs-man-in-space-2009.html) ou seja toda aquela atmosfera que encontramos em Firs também existe em Pomegranates que viaja lado a lado com o dream-pop por vezes psicadélica já tipica da banda que ainda se está a descobrir a si própria. Ja se fazia sentir a falta de um album tão genuino quanto este.
Sem duvida obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
Buy








Para saber mais

www.myspace.com/pomegranatesart

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Foals - Total Life Forever (2010)

O novo LP da banda britânica Foals, marca um novo rumo na sonoridade do quinteto.
Se "Antidotes" o primeiro LP da banda era um album claramente mais extrovertido, dançável e animado, o sentido manteve-se com os fantásticos b-sides de "Antidotes", onde encontravamos faixas maravilhosas como "Astronauts and All". Contudo dois anos volvidos Foals regressam com "Total Life Forever", e dão um rumo diferente às suas musicas! O novo album é claramente mais intimista e maduro. O clima não é tão eufórico como seria expectável, os sons são mais sinistros, hipnóticos e bastante mais complexos e trabalhados (a mim pessoalmente recorda-me muito os Wild Beasts). "Total Life Forever" é claramente menos comercial que os seus antecessores, mas ganha em consistência e equilibrio entre as influencias da pop mais dançavel e a mais intimista! O resultado é brilhante, possuindo verdadeiras obras de arte como são "Spanish Sahara" e "Blue Blood".
Pessoalmente aprecio as duas vertentes de Foals, contudo Total Life Forever é sem duvida um album superior, um dos albuns do ano, revelação não, mas o confirmar do talento de uma banda que deve ser tida muito em conta, e que com esta edição tornou-se a meu ver das bandas mais interessantes e com maior margem de progressão do indie britânico.
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
removed by request





Para saber mais

www.myspace.com/foals

www.foals.co.uk/entry/

domingo, 14 de novembro de 2010

The Limousines - Get Sharp (2010)


Um album completo capaz de agradar a diversos publicos. O novo album do duo norte-americano The Limousines, apresenta-se com um electropop muito linear, fazendo lembrar MGMT ou Empire of The Sun. O facto é que o disco não é extraordinário, mas ja toca por onde eu ando há vários meses, e aos poucos descobrem-se pormenores neste disco que o tornam extremamente interessante. Os refroes entram logo no ouvido, os samplers e as drum machines são presença assidua. As letras, essas são simplesmente geniais.
Uma boa aposta para animar o dia...ou a noite!Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.myspace.com/thelimousines

www.thelimousines.com

Daft Punk - Tron Legacy OST (2010)


Os Daft Punk estão de volta. A dupla francesa empresta toda a sua genialidade e produz a banda sonora para o filme Tron Legacy com assinatura da Disney.
Disponível a partir de 7 de dezembro, o novo trabalho já pode ser ouvido aqui. E vale a pena. A sonoridade e capacidade inventiva de Daft Punk permanece intocável. Electrónica potente e hiperbólica bem ao seu estilo. Contudo como seria de esperar, o alinhamento deve adequar-se neste caso ao filme, e como tal sente-se a natural preocupação nesse sentido, o que tira alguma imprevisibilidade ao disco! Mas não é por isso que perde fulgor.
Sem dúvida um dos regressos mais aguardados do ano! Daft Punk foi, é, e será sempre muito bom, e uma referência na musica electrónica.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy

sábado, 13 de novembro de 2010

You Say France & I Whistle - EP 2008 (2008)


O quinteto sueco acaba de editar um novo ep em Outubro com o nome "Angry Boy". Contudo e uma vez que das 5 musicas que compoem o novo ep, 2 são versões acustica e remasterizada de "When Lovers Dies" musica que pertence ao ep 2008 que apresento hoje aqui, decidi por isso mesmo escrever sobre o fantástico EP 2008 da banda sueca que reune seis musicas formidáveis.
Power pop, melodias enérgicas, vocais potentes, boa disposição, cores, musicas multiinstrumentais, instrumentos de brinquedo, acordeão, orgãos vintage, guitarras potentes...e podia continuar, mas é suficiente para ter uma ideia daquilo que You Say France & I whistle, desde Estocolmo nos oferecem.
Posteriormente deixarei aqui também as tres novas canções de "Angry Boy".
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy


Para saber mais

www.myspace.com/yousayfrance

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ou Est Le Swimming Pool - The Golden Years (2010)


A sonoridade do novo album da banda Britânica "Ou Est Le Swimming Pool" contrasta em absoluto com o cenário envolvente que está por detrás da edição deste disco, e que levou inclusive esta edição a ser adiada de Agosto para Outubro, tendo sido mesmo posta em causa pelos elementos da banda.
Estas factos, ficam-se a dever à morte do vocalista Charles Haddon de apenas 22 anos, que se suicidou a 20 de Agosto, alegadamente por não agentar a pressão e consternação de ter lesionado permanentemente uma fã da banda após um salto do palco num concerto.
Contudo em Outubro, The Golden Years (um nome sugestivo de facto) deu-se a conhecer ao mundo, e ainda bem que foi essa a decisão final! O album é excelente e inspira-se claramente na pop electrónica dos anos 80. Neste disco podemos revisitar os grandes Pet Shop Boys, The Human League para nomear alguns nomes. Contudo um estilo pessoal está bem vincado ao longo do alinhamento! Excelentes canções pop dançavel, um album de singles.
The Golden Years é a melhor homenagem que se podia fazer a Charles Haddon. Num momento em que o futuro da banda é incerto, o presente está seguro, e a memória de quem para ele contribuiu também, que nos recorda que "The Music is the answer to all questions"

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy




Para saber mais

www.myspace.com/ouestleswimmingpool

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Destronics - Digital Naives (2010)


Digital Naives já me acompanha há algumas semanas! A estreia em full albuns deste duo Frances de synth-pop supera muito as expectativas. Com uma electrónica estremamente adulta, o album seduz no imediato, sendo que a segunda faixa a genial e insuperável "Symptom (from the crisis)" promete muito ao nivel de samples, embora o resto do album não siga esse caminho mais minimalista, apostando numa sonoridade mais dançavel e também um pouco mais comercial! Mas faixas como "Elise Islands" e "Free Hands" (grande influencia dos compatriotas Daft Punk) e a faixa que dá nome ao album, não podem ser passadas em branco, e dever ser ouvidas, porque encontram-se no melhor que a synth-pop deu este ano. Uma boa surpresa.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy



Para saber mais

www.myspace.com/destronics

www.destronics.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cloud Control - Bliss Release (2010)


Brilhante estreia para os australianos Cloud Control. "Bliss Release" remete-nos automaticamente para aquela pop que é dividida entre vocais femininos e masculinos, muito ao estilo de Belle and Sebastian ou Camera Obscura. Contudo os Cloud Control ao longo de 10 faixas, separam-se de todas as comparações e seguem um estilo muito genuíno, que não surge por imitação ou de maneira alguma forçado! Contudo algumas são inquestionáveis...desde logo em vários momentos faz-nos lembrar os Vampire Weekend e o trajecto que infelizmente não quiseram ou nao conseguiram seguir (na minha muito pessoal opinião), e em outras Clap Your Hands Say Yeah essencialmente ao nível dos vocais.
Influências à parte, é realmente compensador ouvir "Bliss Release", encanta desde a primeira faixa e prende até à ultima, a genial "Beast of Love", que fecha o album e deixa antever próximos trabalhos na mesma tónica! Para já temos a pérola do indie pop que é "Bliss Release" que explora musicalidades tão diversas como o psicadelismo ao folk. Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.myspace.com/cloudcontrol


cloudcontrol.net.au

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Antarctica Takes It! - Constellations (2010)


Temas leves e primaveris! O novo album dos Californianos Antarctica Takes It!, oferece-nos um indie pop simpático, colorido e multi instrumental (são sete os componentes da banda, a que se juntam mais tres para as apresentações ao vivo). O facto é que este album é realmente bom, mas não será agora que se vão afirmar! Desde o lançamento do primeiro album que a banda é considerada pela crítica, como um grande promessa, e a ser seguida com atenção! Contudo não é com constellations que explodem...contudo, na minha opinião, realmente o album é extremamente bom, ainda mais para aqueles que apreciam a pop de bandas como "Belle and Sebastian", a pop leve e simpática, de composições despreocupadas com grandes influencias do folk! Para mim "Constellations" merece ser ouvido com grande atenção, e em nada concordo com a critica especializada, que insiste em falar de desilusão, sempre preocupada nas pseudo-evoluções das bandas! Penso que Antarctica funciona bem neste modelo...porque mudar? Evolução pode ser também ela regressiva!
Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy






Para saber mais

www.myspace.com/antarcticatakesit

antarcticatakesit.tumblr.com

sábado, 30 de outubro de 2010

Matt & Kim - Sidewalks (2010)


Disponivel a partir de 2 de Novembro, "Sidewalks" já pode ser escutado por aqui! O novo, e terceiro trabalho de originais de Matt & Kim, promete arrasar! Para já e depois de ouvir repetidamente não tenho duvidas que se trata de um excelente album, que figurará na minha lista dos melhores do ano dentro do género. Trata-se de um album festivo, com um punk pop electrónico extremamente apelativo e viciante com protagonismo para sintetizadores e samples ao longo das 10 faixas...mas bem podiam ser 20! A produção está a cargo de Ben Allen o mesmo dos Animal Collective, e o prazer na audição está mais que garantido!
Obrigatório.

removed by request






Para saber mais

www.myspace.com/mattandkim

mattandkimmusic.com

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Isobel Campbell & Mark Lanegan - Hawk (2010)


Ela vem da Escócia, tem uma voz doce e serena!Ele é norte-americano, tem uma voz grave e forte!Ele é Mark Lanegan e é ex-vocalista dos Screaming Trees. Ela é Isobel Campbell antiga compositora, instrumentista dos Belle and Sebastian, banda que abandonou em 2002!
Juntos já vão em 3 albuns de originais, e este ano oferecem-nos Hawk, e juntos fazem uma combinação maravilhosa! A fusão das vozes e de generos musicais é sublime! As faixas caminham pelo folk, alt country e soul por vezes e claro os indispensáveis blues! Um album simplista acima de tudo, que dá todo protagonismo aos interpretes. Um disco de estrada, companhia ideal numa via deserta numa noite qualquer. Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.isobelcampbell.com

www.myspace.com/isobelcampbell

Firs - Man In Space (2009)


Excepcional! "Man In Space" é um album fantástico. Data já de 2009, mas, e devido à pouca projecção e informação relativa a banda (projecto paralelo de Joey Cook vocalista da banda indie pop Pomegranetes) na rede, não tem tido o impacto que seria de esperar e mais que meritório. O facto é que o album que mostra ao mundo o projecto Firs é muito bom. Dream pop com arranjos electrónicos, indie pop que se funde com sons sintéticos futuristas que ao longo de nove faixas, contam a história de um astronauta que regressa a casa após 14 anos no espaço! O album conta desta forma um história caricata, mas plena de alma, e as musicas ganham outra continuidade, excelentes por si só em separado, mas produzindo um todo brilhante.
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.myspace.com/lovefirs

domingo, 24 de outubro de 2010

Wilco - The Album (2009)


Radiohead na europa, Wilco nos Estados Unidos! (e não sou eu que o digo).
Frase bem elucidativa da qualidade dos Wilco embora as comparações com os Radiohead seja apenas no que se refere a influência de cada banda na musica dos respectivos continentes!
Wilco é uma daquelas bandas que já não necessita demonstrar nada a ninguem, tal é o seu legado, e só assim se explica o nome do album, e o nome da primeira faixa ("Wilco The Song). Um homenagem da banda a si própria!
Num momento em que a banda está em estúdio a preparar o novo trabalho decidi deixar aqui "The Album", editado na segunda metade de 2009 (disponibilizado gratuitamente em stream), e é como que um resumo daquilo que têm sido os 16 anos de carreira quer no folk rock/country alternativo do inicio quer a sua vertente mais experimental dos ultimos anos!
Pouco mais há a dizer de Wilco a não ser que espero anciosamente novas musicas. Quando há wilco há pelo menos uma certeza...musica na melhor das suas vertentes, e momentos bem passados!

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.wilcoworld.net

www.myspace.com/wilco

Maximilian Hecker - I Am Nothing But Emotion, No Human Being, No Son, Never Again Son (2010)


Foi com saudade que revi uma mensagem já com algum tempo (http://esperrinha.blogspot.com/2006/12/maximilian-hecker.html) a propósito de quem vou falar hoje! Um clássico para mim sem dúvida, e muitos também certamente se recordarão do génio alemão Maximilian Hecker! Pois é ele está de volta, e em forma. O album tem esse nome longo e enigmático e é quase na totalidade adornado apenas pela voz de Maximilian e o seu piano! As músicas não sao tão trabalhadas como em albuns anteriores...aqui não encontramos faixas como foram "Polyester" ou "Sunburnt Days" por citar algumas. O album é mais cru mais intenso autentico e melancólico! Mais cinzento e amargurado, mas extremamente belo e introspectivo! O génio de Maxi está de volta, e ainda bem!

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais
www.maximilian-hecker.com/

www.myspace.com/maximilianhecker

sábado, 23 de outubro de 2010

A Sunny Day In Glasgow - Autumm Again (2010)


Banda Norte-americana formada em 2006 por Ben Daniels, muito influenciado pela cultura das ilhas britânicas, apresentam-nos Autumm Again, disponível desde 19 Outubro em Vinil, e gratuitamente no site da banda. Trata-se do terceiro trabalho de originais, e é uma proposta extremamente interessante. As musicas viajam sempre subtilmente pela dream-pop e o shoagazhe. Vale a pena ouvir. Ideal para os retardatários, aqueles que permanecem acordados quando toda a cidade parece dormir! Dinâmico e cafeínado na medida certa, subtil e belo!

Para ouvir (e desta vez guardar)=)
http://www.autumnagain.org/




Para saber mais

www.myspace.com/sunnydayinglasgow

asunnydayinglasgow.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Seabear - We Built A Fire (2010)


Segundo album do colectivo islândes! Depois do maravilhoso "The Ghost That Carried Us Away" (2007), tardou mas chegou "We Built A Fire", que em nada fica a dever ao seu antecessor!
O indie folk experimental, continua. O album novamente prima pela diversificada instrumentação (em que todos os 7 elementos da banda contribuem de igual modo) em que instrumentos clássicos como o violino continuam com grande importância, e disitngue-se pela voz caracteristica de Sindri Már Sigfússon. Contudo se alguns elementos se mantêm outros surgem abrilhantando ainda mais estre trabalho, que a nível de conjunto está mais completo que o antecessor. O indie folk desenvolve-se várias vezes em indie pop, e power pop como se atesta na fantástica faixa Wolfboy, que fecha o album. Há maior contributo dos restantes elementos nos vocais. Definitivamente os Seaber são uma das bandas mais talentosas no género e sem duvida merecem uma visibilidade maior por parte da crítica e do público.
A sonoridade suave e doce de "We Built A Fire" e excepcional, se tiver-mos em conta que todo o processo de desenvolvimento é completamente "arcaico" por assim dizer, uma vez que o trabalho foi gravado no estúdio da banda numa cave, e a artwork e videos, realizados por elementos da banda e outros afectos a estes.
Na minha opinião dos melhores de 2010.
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.myspace.com/seabear

seabearband.tumblr.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Crystal Fighters - Star of Love (2010)


Demolidor!Star of Love album de estreia dos bascos Crystal Fighters é uma das grandes surpresas do ano 2010!
Dar-se a conhecer com um album deste nível é de facto algo apenas ao alcance de alguns, é que de facto Star of Love é realmente muito bom, e muito acima da média. Electrónica potente, com ritmos tribais e vocais em inglês (sem sotaque espanhol). O album viaja através de várias tendências...se "Xtatic Truth" é capaz de partir qualquer pista, "Plage" é um hino folk animado e veranil, enquanto que "At Home" explora uma electronica mais politicamente correcta, como que a pedir para dar som a um spot televisivo! Os sons tribais vão desde o flamenco, a sons orientais e mesmo afro beat, tudo misturado com a electronica e power-pop como pano de fundo e com batidas enérgicas! Impressionante, é a forma que os Crystal Fighters aguentam o ritmo e o nível ao longo das 11 faixas, sem nunca de deixar cair numa electrónica saturante disfarçada de electro pop (como aconteceu com os seus compatriotas Delorean). Interessante e prometedora estreia...Star of Love é do melhor que se fez em 2010 na electónica até ao momento!
Um album absolutamente obrigatorio.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy




Para saber mais

www.myspace.com/crystalfighters

crystalfighters.com

Belle and Sebastian - Write About Love (2010)


Mais um album que esperava com curiosidade, alem de alguma ansiedade para conhecer o novo e oitavo disco de originais dos ecoceses Belle and Sebastian! E a espera não foi em vão, pois este "Write about Love" em nada desilude, à semelhança do que sempre fizeram os Belle and Sebastian com o dom de produzir melodias como poucos!
Cinco anos após o ultimo trabalho, o fantástico "The Life Pursuit", voltam em forma, sólidos e seguros como sempre, com o seu indie pop flutuante e harmonioso extremamente musical, com letras sempre acutilantes, e instrumentações diversificadas. Em Write About Love além da participação sempre activa de Stuart Murdoch há maior enfase do que em trabalhos anteriores para os vocais femininos, destacando-se duetos de Stuart com Norah Jones e Carey Mulligan.
Numa carreira sempre pautada por uma grande criatividade, "Write About Love" nada fica a dever ao passado da banda, antes pelo contrário apresentam-se iguais a si próprios e no seu melhor.
Obrigatório!

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy




Para saber mais

www.belleandsebastian.com

www.belleandsebastian.com/home.php

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Of Montreal - False Priest (2010)


Décimo album de originais em doze anos de carreira são os números de Of Montreal. False Priest era dos albuns que aguardava com mais curiosidade este ano, pois sigo, e aprecio largamente a obra da banda Canadiana ha já muitos anos/albuns atrás. A curiosidade e ansiedade era grande, muito devido ao falhanço que foi o ultimo album "Skeletal Lamping" (2008) a grande desilução do ano, tendo em conta que sucedeu a "Hissing Fauna, Are You The Destroyer" (2007), para mim indubitavelmente um dos mais influentes e melhores discos dos anos zero! A questão seria de qual mais se aproximaria False Priest! Bom a resposta encontramos assim que começamos a ouvir as primeiras faixas! Não é Hissing Fauna, mas isso também seria complicado, mas está próximo! Um disco seguro que regressa aos bons tempos de Of Montreal. A pop electrizante e esquizofrénica por vezes, regressa em força. O psicadelismo e o experimentalismo ganham força, e transformam-se em melodias cativantes com intrumentações complexas e os coros tão tipicos desta banda, que aliados aos falsetes de Kevin Barnes viciam desde o primeiro minuto!
Se tivesse de definir Of Montreal, diria que eram os anos 80 que nunca existiram!
Obrigatório.


Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy








Para saber mais

Tame Impala - Innerspeaker (2010)


Estreia interessante do trio australiano Tame Impala, seguindo registos que fizeram sucesso em 2009, como os Animal Collective e Grizzly Bear, mas mais orgânicos e objectivos! O rock psicadelico, revivalista e os sons vintage estão lá! Rock revivalista dos 60 e progressista ao bom estilo dos 70 são a marca deste trabalho! Contudo o desempenho do trio torna-o extremamente actual e vivo...potentes guitarras lo-fi, baixo eximio e bateria energica, com um ou outro arranjo electrónico tornam Innerspekear um album sólido e umas das boas surpresas de 2010.
Não acrescenta nada de novo é certo, mas serve como um actualizador de referências e tendências e está extremamente bem conseguido. Não é Innerspeaker que vai tornar os Tame Impala num nome de referência, mas poderá facilmente dar um grande empurrão nesse sentido. Ouvir as 11 faixas que compoem o album transforma-se numa viagem inebriante e viciante,e recomendável.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
removed by request





Para saber mais

www.myspace.com/tameimpala

www.tameimpala.com

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Roky Erickson with Okkervil River - True Love Cast Out All Evil (2010)


Quando chega o outono, provavelmente o género que me dá mais prazer explorar é o folk, talvez por se identificar tão bem com esta estação do ano. Musica mais cinza, melancolica, mais serena e sentida. Um desses exemplos é o trabalho em conjunto realizado pelo dinossauro da Musica, o norte americano Roger Kinard Ericson (aka Roky Ericson), e a banda norte-americana indie rock/folk Okkervil River.
Embora Erickson estivesse ha 14 anos sem dar contributo à musica, aparece em grande forma ao lado de uma banda que nunca acabou de me convencer, mas que a meu ver nesta associação ganhou muito do que lhe faltava! Teoricamente Okkervil River será a banda de apoio ao regresso de Erickson, mas penso que trata realmente de uma perfeita simbiose!
Erickson está recuperado para a musica, e acrescentou algo a uma banda sólida como são os Okkervil River, mas que nunca deslumbrou. Recomendo este album que possui autenticas joias como "Think of as one".

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.rokyerickson.net

www.myspace.com/rokyerickson

www.okkervilriver.com

sábado, 9 de outubro de 2010

The Black Keys - Brothers (2010)


Brothers o novo trabalho da dupla norte-americana The Black Keys foi uma peça fundamental na banda sonora do meu verão, e por isso uma grande falha minha o post sobre este album ser tão tardio!
Brothers é arrebatador e envolve no imediato, com as suas sonoridades predominantemente blues garage, a demonstrar que ainda há muito para explorar neste género. Mas não se fica pelo blues, ha também soul e folk e o inevitavel indie rock, que são sempre acompanhados por vocais potentes e instrumentações cruas.
O unico senão é o facto de se tratar de um album demasiado extenso com 15 faixas, e que leva a que quando estamos a ouvir a tendencia seja regressar às faixas inicias sem o alinhamento ter terminado.
Resumindo, Brothers é o blues reinventado a cada faixa, mas um som actual, sonoridade extremamente sensual e com muita alma!
Nota final para a capa do album, simples e eficiente!

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
buy





Para saber mais

www.lastfm.pt/music/The+Black+Keys
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...