sexta-feira, 17 de maio de 2013

Merchandise - Totale Nite (2013)


 
Se juntar um pouco de Sonic Youth, com Yo La Tengo e The Velvet Underground, e finalmente misturar com post-rock e post-punk, o mais certo é obter um album do trio norte-americano Merchandise.
"Total Nite" sucede ao fantástico "Children of Desire" (2012), e funciona como a perfeita continuação para esse album editado um ano atrás e que cortou definitvamente com a abordagem mais "suja" da musica que até então faziam. "Total Nite" é um album capaz de nos absorver por completo logo à primeira audição. Denso e intenso, etéro umas vezes, e psicadélico outras vezes, é neste jogo que se reinventa ao longo dos 33 minutos de duração distrubuidos por cinco faixas, que devido à sua longa duração envolvem o ouvinte de uma maneira que à primeira vista poderia ser maçante, mas que se torna uma experiencia extremamente recompensadora.
Merchandise é sem duvida uma banda para ter em conta nos próximos anos, e "Total Nite" é seguramente um dos melhores albuns de 2013.
Obrigatório.





Para saber mais 

merchandisetheband.wordpress.com

terça-feira, 14 de maio de 2013

Unknown Mortal Orchestra - II (2013)



A tentativa, e a insistência irritante em comparar os Unknown Mortal Orchestra aos Tame Impala tem criado uma grande confusão em reviews e comentários em variados sites que tenho observado. O facto é que, ao contrario dos Tame Impala, Unknown Mortal Orchestra, não são australianos. Tudo começou quando o multi-instrumentista e songwriter Ruban Nielson, Neo-Zelandês, o mentor por detrás do projecto, publicou no seu bandcamp a faixa Ffunny Ffriends, que criou grande burburinho, e rápido deu que falar. Finalmente Nielson reclamou a faixa como sendo pertença do Projecto Unknown Mortal Orchestra, a que se juntaram dois novos musicos norte-americanos de Portland.
Após o álbum homónimo de estreia em 2011, regressam agora em 2013 com "II". E o que podemos encontrar permanece o mesmo que há dois anos atrás. Rock psicodélico, melancólico, lo-fi e caseiro, um pouco de funk, um pouco de soul, e muita alma, romantismo, e que canta a solidão saturada de groove e emoções densas.
Com presença garantida em Paredes de Coura 14 de Agosto, torna-se indispensável a escuta.





Para saber mais

unknownmortalorchestra.com

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tomorrow's World - Tomorrow's World (2013)


Tomorrow´s World, album homónimo do novo projecto francês, é uma das melhores surpresas no que levamos de 2013. Composto por Jean-Benoît Dunckel dos Air e Lou Hayter dos New Young Ponny Club, primam pelo requinte, pela elegância e inspiração nesta nova aventura. "Tomorow's World" é maioritariamente composto por musicas embora com a electrónica sempre como fundo, mais clamas e melódicas, e altamente expressivas e por vezes desconcertantemente repetitivas como acontece com o portento "So Long My Love". O charme esse é inegável, em especial com o tema interpretado em francês (magnífico) "Pleurer et Chanter". O facto é que não deixará ninguem indiferente após a sua escuta...impressiona pelas diferenças pontuais de tudo o que é convencional, mas apaixona e arrebata pela sua melodia clássica. Excelente companhia e audição obrigatória.





Para saber mais

www.tomorrowsworld.fr/

Midnight Juggernauts - Uncanny Valley (2013)


Os Australianos Midnight Juggernauts parece que se regulam por intervalos de três anos. "Uncanny Valley" sucessede a "The Crystal Axis" (2010), e a "Dystopia" (2007) sempre separados por três anos de intervalo, e convenhamos que três anos é demasiado tempo. O facto é que sempre que regressam, conseguem destaque e o seu lugar de mérito entre as bandas mais refrescantes na pop-electrónica. Contudo o hiato de tempo que se segue sempre a edição dos albuns, leva ao risco de cairem no esquecimento durante demasiado tempo.
Com edição marcada para 17 de Junho já podem saborear a nova proposta por aqui. E vai valer a pena e certamente será uma excelente companhia para o fim de semana que está já ai.



Para saber mais

www.midnightjuggernauts.com/

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Noah And The Whale - Hearth of Nowhere (2013)



"Hearth of Nowhere" editado a 6 de Maio passado, marca o regresso de Noah and the Whale, o que é sempre de saudar.
Nesta nova entrega, observa-se que a temática do tempo é explorada ao máximo ao longo do alinhamento. A melancolia, os relacionamentos mal resolvidos, a sabedoria obtida da maturidade pelo sofrimento...toda esta temática continua bem presente no universo dos britânicos. Neste quarto álbum de estúdio, também a musicalidade pouco se altera, embora a maturidade óbvia de quem tem já uma carreira com provas mais que dadas seja aqui bem observável. Contudo continua bem presente aquele sentimento jovial e inocente que sempre marcou a musica de Noah and the Whale. E ainda bem que assim é.
Em resumo, "Herth of Nowhere" é mais um excelente álbum dos britânicos, que conforme os mesmos o definem, ora serve para dançar outras vezes para chorar, se assim o desejarmos. 





Para saber mais 

www.noahandthewhale.com/

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mogwai - Les Revenants Soundtrack (2013)



Se há uma banda que representa com total esplendor todo o universo do post-rock, essa será sempre Mogwai. Donos de uma sonoridade única, capazes de criar atmosferas densas, negras e atemorizantes, mas ao mesmo tempo belas e intrigantes. Não será pois com estranheza que se recebe a noticia que o quinteto escocês decidiu abraçar este projecto, e criar assim uma banda sonora para uma série de zombies (tão em moda actualmente) francesa!. Pois bem, assim, e à primeira vista, este casamento tinha tudo para ter sucesso e surpreender. Mas o resultado final vai bem mais além disso. Apaixona por completo, assombra o nosso espírito, desflora todos os nossos medos latentes na nossa cabeça, com total elegância e simplicidade, e transforma-os em imagens distorcidas e enevoadas, ao som das notas criadas pela maestria de Mogwai.
Pouco importa se "Les Revenants" a serie entenda-se, é boa ou não. "Les Revenantes" a banda sonora, vai, e ainda bem, muito além de uma simbiose que seria natural com a série. Está construído para ser a banda sonora de qualquer filme que passe pela nossa cabeça...isso sim de preferência num dia mais cinzento.
Das 14 faixas que consituem o alinhamento,  destaco claro está, a musica "Portugal" em jeito de homenagem ao nosso país, e por fim a maravilhosa "What are they doing in heaven today" muito a la Spiritualized.
Mogwia é isto mesmo...não sabem fazer má musica...e isso é de louvar.
Obrigatório.




Para saber mais

www.mogwai.co.uk

terça-feira, 7 de maio de 2013

The Thermals - Desperate Ground (2013)



O Rock alternativo está vivo. O indie rock ainda não desapareceu, junto com os nomes que o representavam e que foram desaparecendo gradualmente ameaçando levar este genéro aos limites do banal e ridículo. The Thermals continuam como sempre o fizeram ao longo da última década, a ser um dos máximos expoentes do género.
Sempre com uma raiva latente mas contida como fundo, as guitarras indicam o caminho, tão bem trilhado pelo trio norte-americano. As faixas sucedem-se a um ritmo vertiginoso, sempre mantendo a fasquia bem alta, variando repetidas vezes entre o rock mais alternativo, e o punk rock, fazendo deste Desperate Ground um dos títulos mais interessantes dentro do género (sem com isto querer reduzir este fabuloso trabalho) do corrente ano.



Para saber mais

www.thethermals.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...