sábado, 27 de agosto de 2011

Mogwai - Harcore Wîll Never Die, But You Will (2011)


Não é o meu estilo predilecto o post-rock, mas há bandas que extravassam o género e fazem verdadeiras obras de arte. Um desses casos é Mogwai, que regressaram este ano com "Harcore Will Never Die, But You Will", um portento de album.
Editado no inicio do ano, Mogwai com este novo LP, atingem novamente a excelência na produção de musicas quase totalmente instrumentais, criando uma atmosfera única, seja em estúdio, ou ao vivo, como ficou demonstrado no festival Paredes de Coura, onde foram donos e senhores do palco, e deram o melhor concerto do festival, a uma plateia inicialmente reticente, mas que acabou por se render plenamente à musica dos escoceses.
"Hardcore Will Never Die, But You Will", é um album com uma carga emocional avassaladora, negro e sombrio, mas subtilmente belo e harmonioso. É fabulosa a forma como Mogwai consegue transmitir emoções e sensações sem dizer uma única palavra. Ensinam caminhos apenas com acordes, levam-nos por paisagens e atmosferas oníricas, que no fim desembocam em nostalgia e despertam emoções a cada audição.
Maravilhoso, único. Um dos momentos mais altos de 2011!





Para saber mais

www.mogwai.co.uk

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

The End Of America - Steep Bay (2011)


Demorou, mas finalmente "já cá canta"...e toca!
O trio norte-americano, com tão sugestivo nome, estreia-se com "Steep Bay", um album totalmente acústico, onde os elementos da banda empregam apenas as suas guitarras, um banjo, e as suas vozes. O impressionante neste album, é que é composto na totalidade por gravações ao vivo, e terminado aproximadamente numa semana!! Sem arranjos, sem masterizações, sem audiência...apenas a banda e as suas composições, e sons da natureza que dão uma envolvência mais real e genuína, e ao mesmo tempo maior brilhantismo ao que The End Of America consegue, ao longo dos (curtos) 21 minutos de "Steep Bay".
O que The End Of America nos provam, não é mais do que, basta apenas talento e alma, conhecer a fundo e gostar daquilo que se transmite, para assinar um album brilhante. Sem adornos, apenas arte, que é aquilo que encontramos neste album.
Chegamos a um ponto em que ao escutar "Steep Bay", nos deparamos não com um simples disco de musicas perdidas, mas sim mais um documentário ou uma banda sonora de uma existência qualquer errante por um simples deserto ao entardecer.
Brilhante.
Obrigatório.

Support The End Of America...buy





Para saber mais

www.theendofamericamusic.com

theendofamerica.bandcamp.com/album/steep-bay

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Hawk And A Hacksaw - Cervantine (2011)


Dupla formada por Jeremy Bernes (ex-baterista dos Neutral Milk Hotel) e por Heather Trost, exploram como ninguem os sons da europa de leste desde que se estrearam em 2002. Muitas vezes comparados a Beirut (com quem já trabalharam assim como com Alaska in Winter), a diferença reside, em que, a fusão do folk norte-americano com o folk do leste europeu é constante mas em composições quase totalmente instrumentais e altamente experimentais, com uso de uma grande panóplia de instrumentos tipícos destas regiões.
No inicio de 2011, regressaram com o seu quinto álbum de estúdio "Cervantine", e uma mudança ocorreu. Neste novo trabalho, a dupla de Albuquerque, Novo México, explora os sons típicos de nuestros hermanos espanhóis, com inspiração na obra Miguel Cervantes autor do célebre "Dom Quixote", quase que funcionando como banda sonora para esta obra. As influências extrapolam o universo espanhol, aproximando-se por vezes da musica árabe e mexicana.
A Hack And A Hacksaw conseguem reinventar-se e assinam um trabalho muito meritório que merece a nossa atenção.

Para ouvir (apagar a seguir) =) e comprar
BUY





Para saber mais

www.myspace.com/ahawkandahacksaw


ahawkandahacksaw.blogspot.com

Moon Ranger - The Moon Ranger Ep (2011)


Um dos nomes que contribuiu para o ep de Alaska in Winter em forma de tributo, foi o projecto Moon Ranger, que o passado mês de Abril, estreou-se com um ep intitulado "The Moon Ranger Ep".
A informação sobre este projecto é relativamente pouca, para nao dizer mesmo inexistente. O que posso avançar, é que se trata de um projecto que apresenta uma sonoridade muito semelhante a Alaska in Winter, ou seja indie electrónica e space music, embora as composições sejam na sua totalidade instrumentais, e composições mais minimalistas.
Moon Ranger impressiona na sua estreia, e como tal será um nome a seguir com toda a atenção.

Podem ouvir na totalidade aqui




Alaska In Winter - B-Sides & Other Missed Opportunities Ep (2011)


Tal como prometido fica aqui também a menção a este Ep editado em março deste ano,uns meses antes do "Suicide Prevention Hotline". Em "B-Sides & Other Missed Opportunities", podemos encontrar um total de 9 faixas (3 editadas em exclusivo nas cassetes de edição limitada), onde podemos encontrar alguns remixes de musicas como Berlin ou Airwolfe, faixas ineditas nunca editadas como o instrumental Chemical Salvation, e ainda cooperações com nomes como Moon Ranger e Sun Allergies. Em resumo encontramos momentos fantásticos da electrónica típica e característica de AIW, vista de outros prismas e pela visão de outros compositores, ou com uma abordagem diferente por parte de Brandon, que em momentos demonstra que pretende revisitar as sonoridades que nos presenteou no inicio da carreira, muito embora se trate de um ep mais escuro e underground do que aquilo que tem sido comum. Aguardo com muita espectativa o LP prometido ainda para este ano, "Cabin Sessions- re-visited" que será seguramente um dos momentos altos de 2011 e mais uma pérola para guardar. Até lá aproveitem "B-Sides & Other Missed Opportunities" também ele obrigatório e essencial.

Support AIW

Ficam aqui duas das faixas exclusivas presentes apenas na versão limitada em formato cassete.



Alaska In Winter - Airwolfe (HAR-1 Remix)

Para saber mais

http://indiegalia.blogspot.com/2011/08/alaska-in-winter-suicide-prevention.html


http://indiegalia.blogspot.com/2011/06/alaska-in-winter-space-eagle-motion.html

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Alaska In Winter - Suicide Prevention Hotline Ep (2011)


Brandon Bethancourt aka Alaska in Winter, continua brilhantemente a oferecer-nos os mais belos, prodigiosos e refrescantes trabalhos da musica., em especial na vertente electrónica. O genial e autodidacta musico/compositor norte-americano, propos-se editar este ano 2 eps e um Lp. Quanto aos eps cumpriu, tendo ja editado "B-Sides & Other Missed Opportunities" (Fevereiro 2011), e este fantástico "Suicide Prevention Hotline" (Junho 2011). AIW continua a sua evolução propria e muito pessoal na musica, e continua reinventar-se sempre magistralmente, mantendo um selo único e inconfundível, sem nunca se repetir ou usar formulas antigas. "Suicide Prevention Hotline" segue uma lógica evolução na discografia de Brandon, em especial quando se remete a "Holiday" (2008) e a sua electrónica mais negra, e seguidamente a "Space Eagle" (2010) e a sua maior carga de space electro e dream pop. Este ep assemelha-se mais a "Space Eagle" (ver review) mas introduz agora uma maior carga de sonoridades clássicas, em especial o grande destaque para o piano e violinos na maioria das faixas. É absolutamente extasiante, e quase inigualável a audição desta obra-prima, que aconselho ser apreciada com head-phones de preferãncia, para que a percepção de todos os muitos pormenores não sejam perdidos, e para que a experiencia seja tal qual a musica de Alaska in Winter, perfeita naquilo que é o meu entendimento. Absolutamente obrigatório e essencial.

Support AIW





Para saber mais

www.myspace.com/alaskainwinter

alaskainwinter.com

IndiePendente support Brandon Bethancourt (Alska in Winter)

A vida nem sempre é como nós desejamos, ou como sonhamos e aspiramos. A vida segue o seu caminho de formas que por vezes nos desconcerta e desanima. Acontece com todos, em algum momento da nossa existência, e a vulnerabilidade sobrepõe-se. Importante é saber ultrapassar estes retrocessos, e evoluir-mos para um ser melhor e mais completo. Acontece com todos mas atinge-nos de maneiras diferentes.
Brandon Bethancourt o rosto por detrás do projecto Alaska in Winter um dos favoritos do blog, escreveu no seu site, uma confissão em forma de carta, sobre os maus momentos que atravessou e atravessa...aconselho a ler e a tirarem as vossas próprias conclusões, e considero importante como pode ajudar subtilmente pessoas para a qual a vida tem sido mais cinzenta. Para todas essas pessoas resta a esperança e a certeza de que Tudo ficará bem e que nunca estarão sós!
Deixo aqui alguns excertos da carta. Podem ler na integra aqui.

"This is going to be brutally honest but I just want you all to know that it's because of you that I am still here and alive right now...."

"...I got to a point where I thought that I was unsuccessful because I was not making money from my music. That lead to some pretty severe depression which I tried to fix by self medicating myself. I was starving and I couldn't afford heat which lead to health problems, and all I wanted to do was give up. I went years where every single morning I would wake up and have to talk myself out of killing myself..."

"And for this I apologize. I'm sorry..."

"I want you all to know that I am recovering and doing much better now thanks to all of you. I have also decided to finish the 60+ incomplete songs that I've been working on for the last 3 years..."

"Life is not worth living unless there is beauty and love within it- and I thank you all from the bottom of my heart for opening my eyes and showing me the love and beauty which I was blind to for so long."

Com esperança do regresso em pleno de AIW restanos apoiar o genio que é Brandon, e deliciar-nos com as ultimas obras que este ano nos ofereceu, os EPs "B-Sides & Other Missed Opportunities" e "Suicide Prevention Hotline" dos quais irei falar e apresentar neste espaço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...