domingo, 26 de junho de 2011

Metronomy - English Riviera (2011)



Um dos grandes discos de 2011 é este English Riviera que já me acompanha há um par de meses, com uma grande capacidade de se adapatar sempre com a mesma subtileza e envolvência a diferentes dias e a diferentes estados de espirito. É por isso mesmo um album extremamente versátil, que nos cria diversas emoções quando escutado. Ritmos calmos, com melodias neuróticas, sons mais ensolarados enrolados por letras mais cruas, apaixonado, subtil, suave e elegante. É assim English Riviera, onde Metronomy exploram o electropop como poucos, com uma grande sensibilidade melódica.
Desta forma o quarteto britânico corta com o seu passado, em que eram raras as composições que se aproximavam tanto da pop como os temas do novo album, embora não seja um album muito acessível, isola mesmo um pouco os Metronomy no contexto musical da pop feita electrónica, controlada e sobria, mas que lhes dá um brilho muito próprio, e faz de English Riviera um dos grandes momentos de 2011.
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
BUY





Para saber mais

www.myspace.com/metronomy

www.metronomy.co.uk

Sugestão :: Paredes De Coura




Na semana em que vai ser anunciado o resto do cartaz da edição de 2011 do festival Paredes de Coura, decidi agora fazer a devida menção a este, que é sem duvida um dos melhores a nível europeu. A edição de este ano regressa a Agosto (17 a 20 de Agosto) e para já propõe um cartaz absolutamente irresistível que aliado a todo o entorno natural e actividades que se desenvolvem durante o festival, tornam a praia fluvial do Tabuão uma paragem obrigatória este verão.

Destacaria desde logo nomes como Mogway, Crystal Castles, Foster The Peolple, Wild Beasts, Blonde RedHead, Pnau, Metronomy, Two Door Cinema Club, Deerhunter, e os clássicos Pulp, entre muitas outras excelentes confirmações. Uma vez que muitas destas bandas possuem material novo proponho-me desta forma a apresenta-lo atempadamente neste espaço.

Para saber mais
http://www.paredesdecoura.com/


Pnau - Wild Strawberries



Two Door Cinema Club - Something Good Can Work



Deerhunter - Desire Lines



terça-feira, 21 de junho de 2011

FM Belfast - Dont't Want To Sleep (2011)


Os Islandeses FM Belfast regressam com o segundo album "Don't Want To Sleep" repleto de excelentes momentos, ideal para o verao que começou hoje.
Este novo trabalho está repleto de hits, que representam bem o pop transformado em electrónica e vice versa e a excelente simbiose entre ambos os estilos. O pop, os beats electrónicos, a dream o synth, ta tudo incluido neste novo trabalho, que junta tudo a vocais tanto femininos e masculinos que se alternam e que entram em sintonia com as intrumentalizações mais simples ora mais complexas das melodias.
Para já, a boa noticia é a confirmação da vinda do trio a Portugal para actuar no Festival Milhões De Festa" em Barcelos.
Altamente recomendável.

Para ouvir (apagar a seguir) e comprar
BUY





Para saber mais

www.fmbelfast.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Digitalism - I Love You Dude (2011)

Um dos albuns que mais me viciou nos ultimos tempos e o novíssimo "I Love You Dude", segundo LP da dupla alemã Digitalism que sucede ao bem recebido "Idealism" de 2007.
Apresentam um electro/pop altamente aditivo, energico e com uma mão cheia de hits prontos a rebentar. Ora com batidas mais pop ou punk, ou mais secas, o ambiente é sempre maioritariamente explosivo e embriagante, e que corta com o passado anfetaminado do duo, e segue por uma electrónica mais sóbria, mais preocupada com pequenos detalhes, mas não por isso menos potente.
Por vezes soa a Chemical Brothers, outras vezes a Daft Punk, mas a maior parte das vezes é uma fusão de várias tendências que se vieram construindo na electrónica, e esse é o principal segredo deste fabuloso "I Love You Dude". Recomendo.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
BUY





Para saber mais

www.myspace.com/digitalism

terça-feira, 14 de junho de 2011

The Shoes - Crack My Bones (2011)


São franceses e apresentam este ano o seu LP de estreia "Crack My Bones", que oferece uma colecção impressionante de musicas electropop. O duo apresenta uma sonoridade refinada que faz deste "Crack My Bones" um dos melhores no género em 2011.Os ritmos giram em torno de uma electronica com boas doses de pop, mas com sofisticação. As 10 faixas em momento algum caem na monotonia, uma vez que os ritmos e a propria estrutura musical variam ao longo do alinhamento, ao ponto de parecer que são faixas de albuns diferentes ou mesmo de bandas distintas. Este processo criativo que The Shoes evidenciam aqui só dá mais brilho e interesse a esta estreia, que aliado ao tão tipico "french touch" na electrónica tornam "Crack My Bones" irresistível.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
BUY





Para saber mais

www.myspace.com/the.shoesmusic

http://www.theshoes.fr/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

I'm From Barcelona - Forever Today (2011)

Ai está o regresso da superbanda sueca, e digo super, ou não tivesse actualmente 27! membros, que fazem dos I'm From Barcelona um fenómeno musical sem par.
Forever Today na teoria é o quarto album da banda que se iniciou em 2006 com o fantástico "Let Me Introduce My Friends". Contudo a meu ver, Forever Today pode ser considerado o segundo album da banda, pois é aquele que segue o que se iniciou em 2006. "Who Killed Harry Houdini" (2008) foi um total fracasso e como tal para esquecer, e "27 songs from barcelona" (2010) um disco à parte em que se encontram 27 faixas a solo de cada um dos integrantes da banda. Por isso mesmo vejo "Forever Today" como o real sucessor de "Let me Introduce my Friends", e da sua musicalidade predominantemente Powerpop enérgico e alegre, clima veranesco e colorido.

Novamente um disco multinstrumental, seria mesmo cansativo nomear todos os instrumentos que constam da musica dos suecos, o que os torna sem duvida a maior orquestra indie do planeta. O excepcional do universo dos Im from barcelonna, é a capacidade de complementar uma melodia leve alegre simples e colorida, com letras e sentimentos melancólicos e tristes. A fusão acontece subtilmente e sobriamente, que torna "Forever Today" um disco mais profundo do que possa parecer aos mais distraidos. Forever Today é composto por 10 faixas, altamente interligadas, ciclicas, uma vez que a ultima canção que dá nome ao album, parece mais um reinicio que uma conclusão. Sente-se ao longo de todo o alinhamento uma maior participação de todos os elementos quer nos vocais quer nas instrumentação.
Por tudo isto, o regresso dos suecos não pode ser deixado em branco, que apesar do frio do país de origem sabem aquecer os nossos dias mais gélidos como ninguém. Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
BUY





Para saber mais

http://www.imfrombarcelona.com/

www.myspace.com/imfrombarcelona

Death Cab For Cutie - Codes And Keys (2011)


O legado dos Death Cab For Cutie na musica, é imenso embora ainda tenha tanto para dar. São sem duvida um dos nomes essenciais na musica indie dos anos zero, e continua a marcar pontos agora no inicio da nova decada.
Após 7 albuns de estudio, e 5 EPs, apresentam agora o oitavo LP "Codes and Keys", e a essencia e identidade da banda permanece. Contudo a musicalidade está ligeiramente diferente. A sonoridade que assistiamos em outros trabalhos, mais escuros e complexos, evolui agora para sons mais leves e ligeiros, mais pop (pop para o outono), embora seria impossível não identificar imediatamente a banda, o que demonstra que permanecem fieis a si próprios e autenticos para bem dos nossos ouvidos.
O album é tudo menos previsivel, pelas razões que já apresentei, e surprende pelo caminho que segue, que com excepção da faixa 6 "Unobstructed Views", é facil de ouvir e extremamente fluente. Trata-se de uma reinvenção da banda, mantendo as bases, rebuscando aqui e ali o melhor que já fizeram, dando-lhe outro sabor. Não é o melhor album da banda (dificel superar por exemplo "Plans" de 2005) mas sem duvida que é o mais concistente dos norte-americanos.
Após quase 15 anos de estrada Death Cab For Cutie continuam como no passado a enriquecer com qualidade os meus dias, e a banda sonora da minha vida, assim como de muitos.
Obrigatório.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
BUY





Para saber mais

http://www.deathcabforcutie.com/

http://www.myspace.com/deathcabforcutie

domingo, 5 de junho de 2011

Alaska In Winter - Space Eagle (The Motion Picture Soundtrack) 2010


Oficialmente, Space Eagle é o terceiro longa duração de Alaska in Winter, que é o mesmo que dizer Brandon Bethancourt, e finalmente, e ressalvo o finalmente, toca na totalidade no meu mp3, uma vez que o acesso a este album foi e é, bastane complicado, tendo em conta que foram disponibilizadas apenas 100 cópias em formato único de cassete.
A espera foi longa, mas realmente compensadora, neste momento eu que escuto mais uma vez o alinhamente deste fabuloso album, que sucede aos fantásticos "Dance Party in the Balkans" (2007), e "Holiday" (2008).
O génio de Bethancourt, com Space Eagle (The Motion Picture Soundtrack), comprometeu-se a criar uma banda sonora para um filme ficticio que daria pelo nome de Space Eagle, título que se enquadra totalmente na sonoridade, musica que nos faz voar por espaços e mundos que nem sabiamos existir, mas que já nos haviam sido apresentados, embora mais timidamente no antecessor "Holiday". Fabuloso e do melhor que já foi feito na música electrónica. Electronica com alma. Musica com genio.
Actualmente Bethancourt encontra-se a trabalhar num novo album ainda sem data de edição, e acabou de lançar o EP "Suicide Prevention Hotline", em formato microcassete editando apenas 20 cópias. Para já resta-nos o prazer de apreciar "Space Eagle".
Alaska in Winter será sempre de audição obrigatória!

Para ouvir
BUY





Para saber mais

www.myspace.com/alaskainwinter

alaskainwinter.com

sábado, 4 de junho de 2011

Junior Boys - It's All True (2011)


A 14 de Junho chega o quarto disco do duo Canadiano Junior Boys. A nova entrega dá pelo nome de "It´s All True" e sucede ao fabuloso "Begone Dull Care" de 2009.
A atmosfera do album continua muito electrónica, mas os ritmos variam de faixas mais ritmadas para outras muito mais intimistas e minimalistas.
Junior Boys demonstram uma vez mais que são aqueles que melhor interpretam a electrónica de uma forma mais sóbria, sensual, e elegante. Demonstram que se pode fazer e apreciar electrónica sem ritmos pop, ou com batitas pegajosas, mas sim com sintetizadores suaves e melodias doces e ordenadas, que assumem ainda uma sobriedade e simplicidade maior em It's All True, que em trabalhos anteriores. Aproximam-se claramente mais de sonoridades ChillOut e primam o reducionismo (não propriamente o minimalismo) afastando-se da electronica com ritmos mais efusivos e dançáveis.
Em resumo, um album sóbrio...ideal para o inicio da noite! E nunca é demais dizer: Junior Boys é sinónimo de elegância na electronica.

Para ouvir (apagar a seguir)=) e comprar
BUY





Para saber mais

www.juniorboys.net

www.myspace.com/juniorboys

Sugestão :: Vigo Transforma

Verão é sinónimo de festivais. São muitas as possibilidades e as escolhas possíveis, variando no estilo musical predominante, na geografia, e nas datas de realização.

Aqui bem perto, na cidade galega de Vigo, irá realizar-se de 30 de Junho a 2 de Julho uma nova edição do festival Vigo Transforma, que este ano, à semelhança de outras edições apresenta um cartaz musical e de actividades culturais e artisticas, bastante interessantes, e que tem a seu favor também o facto dos bilhetes possuirem preços bastante acessíveis...desde 50eur a 60 eur para os bilhetes gerais.

Musicalmente falando, o cartaz é bastante diversificado. Destaco assim alguns nomes: desde logo os belgas dEUS, mas também Los Campesinos, Junior Boys, The Pains Of Being Of Pure At Heart, Toro e Moi, os portugueses The Gift, a cantautora espanhola Russian Red, e ainda a presença de Moby, entre muitos outros nomes.


Para saber tudo sobre este festival: www.vigotransforma.com/2011/

Deixo aqui tres boas razões para não faltar a este festival que promete.


Los Campesinos - A Heat Rash In The Shape Of The Show Me State Or, Letters From Me To Charlotte



The Pains Of Being Of Pure At Heart - The Body



Junior Boys - Beats and Pieces


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...